Durante o século XVII(18) na região do Arraial do Tijuco (atual cidade de diamantina) ocorreram às primeiras descobertas de diamante, entretanto, a Cora Portuguesa só recebeu noticias em 1729.
Em 1734 na tentativa de evitar o contrabando o governo metropolitano criou o Distrito Diamantino, submetendo o restante da capitania isolada a condições muito severas. Durante esse período a mineração do ouro foi suspensa na região para que não devesse a mão de obra que buscava os diamantes e os trabalhadores (negros e mulatos) livres foram expulsos da comarca.
No inicio a extração do ouro, com a taxação sobre o montante de pedras extraídas (e quinto), e uso de mão de obra escrava e a concessão de datas. Porém, entre 1735 e 1737, a Coroa Portuguesa suspendeu a mineração na região com o intuito de evitar a queda do valor das gemas no mercado europeu.
Em 1740, esse sistema foi substituído pelo contrato de Monopólio que consiste no direito da exploração em um determinado tempo, a um único contratador que deveria pagar uma taxa anual ao erário português.
O contratador possuía plena autoridade sobre a região diamantífera e sobre sua população e era subordinada apenas a Intendência dos Diamantes. Esse foi o principal sistema ate 1771, quando foi criada a Real Extração pela Coroa que passou a controlar diretamente a atividade mineradora.
O ato de explorar ilegalmente o diamante sem notificar a Coroa ou as autoridades ocorria na espera da produção das pedras. O contrabando era uma atividade ligada ao comercio e algumas vezes podiam ocorrer a mando dos próprios senhores. Comumente os escravos eram pegos cometendo esses delitos e para tentar impedir a comercialização dessas pedras os contatos previam punições


Curiosidades;
Resultado de imagem para diamantes escravos diamantinahttps://pt.wikipedia.org/wiki/Caminho_dos_Diamantes
João Maia
Gabriela
Gabriele
Lucas matheus
Ana 

Comentários